Nos últimos anos, o empreendedorismo tomou conta do Brasil, uma vez que tal iniciativa pode ser vantajosa e lucrativa para muitas pessoas. No entanto, muitas empresas fecham por erros administrativos, especialmente pela falta de planejamento financeiro.
Dados do Ministério da Economia apontaram que em 2022, mais de 70 mil empresas fecharam no Brasil. Somado ao cenário pós pandemia, uma razão evidente para isso ocorrer é a falta de planejamento financeiro adequado. Assim, é nitido que nenhuma empresa espera passar por isso mas, muitas fecham por pura negligência dos proprietários.
Sendo assim, se você tem um negócio e quer mantê-lo em pé, vamos te mostrar o que é um planejamento financeiro e quais os benefícios dele para a sua empresa. Inclusive, mesmo que pareça um tema obvio muitos empreendedores não sabem – ou não investem em planejamento financeiro.
O que é um planejamento financeiro?
Basicamente, o planejamento financeiro empresarial é uma série de ferramentas, ações e controles, que visa entender e organizar os recursos financeiros de uma empresa. Para tanto, tais ações dependem de análise e projeção de receitas, despesas e cenários, seja interno ou externo.
Dessa maneira, quando uma empresa sabe o seu faturamento, fica mais fácil planejar os seus gastos e despesas a curto, médio e longo prazo. Na prática, isso ocorre para suprir lacunas da empresa, além de gerar melhores resultados através da utilização de recursos e ferramentas de forma eficiente.
Em outras palavras, pode-se dizer que esse planejamento é essencial para o sucesso de uma empresa. Isso porque ele mostra como está a saúde financeira da instituição, assim como prevê os resultados financeiros que a instituição pode conseguir.
No entanto, é essencial dizer que pior do que não fazer um planejamento financeiro empresarial, é realizar de forma errada. Isso porque, caso isso aconteça, é provável que a sua empresa seja afetada por ações e previsões ruins e, consequentemente, feche as portas.
Conheça os benefícios do planejamento financeiro para sua empresa
Quando abrirmos uma empresa, devemos ter em mente que o planejamento financeiro é essencial para mantê-la em pé por muito tempo. Por isso, confira abaixo alguns benefícios do planejamento financeiro para qualquer empresa!
1 – Define os objetivos da sua empresa
O maior benefício de um planejamento financeiro empresarial é a definição de metas para a sua empresa. Assim, você define o que quer alcançar no próximo mês, ano, três anos, e assim por diante.
Dessa forma, no início do planejamento financeiro, determine se existe uma necessidade para a sua empresa. Em outras palavras, percebe se a sua empresa está adequada ao produto ou mercado onde está inserida.
Leia também: 5 dicas dicas para monta uma reserva financeira
Sendo assim, quando iniciamos uma empresa, os primeiros meses ou anos são dedicados à construção de marca e/ou produto. Na prática, o planejamento financeiro ajuda nessa definição, mostrando exatamente onde a sua empresa tem potencial e onde ainda precisa evoluir.
2 – Melhor uso do orçamento
Quando realizamos um planejamento financeiro na nossa empresa, teremos que lidar com gestão de fluxo de caixa e redução de custos. Assim, além de saber melhor quais são os seus gastos, você também terá noção de quanto poderá gastar ou investir esse dinheiro, veja também uma serie de ferramentas para o empreendedor.
Portanto, divida o seu orçamento conforme o período – mensal/trimestral/semestral/anual – e veja como estão os gastos do período. Caso seja positivo, é um sinal de que o planejamento financeiro está dando certo.
3 – Oferece mais economia a sua empresa
Além de prever o cenário futuro da sua empresa, o planejamento financeiro permite também que você identifique a economia antecipadamente. Na pratica, você consegue olhar para o início da sua empresa, conseguindo ponderar os ganhos e perdas e quais ações devem ou não ser tomadas novamente.
Sendo assim, sempre que você fizer um orçamento anual, terá como base o ano que passou. Consequentemente, poderá ver custos desnecessários ou desvantajosos, limando esses gargalos da economia da sua empresa.
Em suma, pode-se chamar esse processo de controle de gastos, especialmente porque mantém os gastos da empresa alinhados à realidade econômica que ela vive. Inclusive, esse processo pode ser feito em outros períodos, como bimestralmente, para você avaliar como anda a saúde financeira da sua empresa.
4 – O planejamento financeiro projeta a sua empresa para o futuro
Além de analisar como estão os gastos e perspectivas atuais, o planejamento financeiro empresarial também aponta como está o seu negócio no futuro. Assim, você poderá ver como estará o mercado onde você está incluído, quais serviços e produtos deverá vender, entre outras coisas.
Por fim, o planejamento financeiro ajuda a traçar metas consideráveis para o seu negócio. Por exemplo, se você quer ter um orçamento específico até o fim do mês, ou contatar um número X de funcionários em determinado período, o planejamento mostrará exatamente as suas condições para isso.
Gostou dessas 4 dicas de planejamento financeiro pode ajudar sua empresa? esperamos que sim! que tal seguir nossas redes sociais e avaliar esse post, até a próxima.