A regra 50, 30 e 20 é uma solução simples para organizar sua vida financeira e o seu orçamento disponível de maneira prática é simples que pode ser feito por qualquer pessoa que busca organizar melhor suas finanças pessoais.
Para definir um planejamento financeiro muita das vezes demanda tempo e muito esforço em pesquisas para aprender como controlar e dividir seu dinheiro, por isso, muita das vezes não é tão fácil, portanto possui algumas técnicas como a regra dos 50,30,20, confira a seguir tudo sobre essa maneira de colocar um rumo no seu orçamento.
A regra 50 30 e 20 funciona de verdade?
A resposta é sim, a técnica 50, 30 e 20 é aplicada com o objetivo de controle na distribuição da renda sendo que com ela é possível saber onde cada porcentagem está sendo gasta de maneira eficiente.
Nesse sentido a regra 50 30 e 20 veio com intuito de facilitar essa divisão da renda, dividindo um percentual para cada setor onde será gasto.
3 Categorias de gasto para a técnica 50, 30 e 20
Veja as 3 simples categorias a ser aplicada a regrinha dos 50, 30 e 20 a seguir:
- Necessidades do dia a dia: Com esse modelo os gastos são destinados a 50% com o dia a dia, ou seja os gastos essenciais, como transportes e alimentação.
- Luxos pessoais: Gastos com o bem estar, os 30% são destinados a gastos que não não seja essencial, sendo que esse valor de 30% é o valor máximo da sua renda gerada.
- Poupança, investimentos e dívidas: Agora chegou a hora de reservar os 20% restantes, com esse restante você deve aplicá-la em fazer o máximo de esforço para essa porcentagem multiplicar e ter a tão sonhada liberdade financeira no futuro.
Viu como é fácil a utilização e a aplicação das regras 50 30 e 20 no dia a dia.
Outro ponto positivo se adequando a nossa realidade que muita das vezes não é próximo da teoria, caso venha a ter mais gastos com o dia a dia, faça um ajuste tirando um pouco dos “luxos pessoais” que a curto momento podem ser de imediatismo.
Seguindo o raciocínio dos investidores quanto mais investir melhor, se consegue viver com menos e consegue poupar mais e investir mais, é um boa opção para crescer e prosperar mais rápido.
Com a regra 50, 30, 20 suas despesas e organização financeira ficará mais simples e fácil de ser repartida a ponto de você conseguir guardar um pouco para a sua segurança financeira no futuro.
Como organizar meu salário de modo eficiente?
Viu como é simples aplicar a regra dos 50 30 e 20, agora chegou a hora de saber organizar o salário a ponto de ser tão eficiente e você colocar no piloto automático.
Partindo do ponto que o indivíduo possui um salário mínimo, veja esse detalhamento a seguir.
50% para o dia a dia “gastos essenciais”.
Saber controlar seus gastos pode ajudar você na utilização dessa técnica, primeiro deve-se colocar em um papel anotado todos os seus gastos essenciais para um melhor controle.
Confira 5 gastos essencial que todos possuem:
- Alimentação.
- Água e luz.
- Saúde.
- Carro, moto, ônibus e metrô, o transporte no geral.
- Gás.
Essas despesas essenciais você não vai conseguir fugir delas, então saber o valor de cada um à risca pode ajudar na hora de fazer essa repartição e controlar seu dinheirinho.
Sendo mais provável que os gastos do 50% será seu maior desafio, pois todos sabemos que por conta da inflação o preço do alimento, transporte e outros sobem e acaba te pegando de surpresa.
30% para os luxos pessoais
Sempre com o foco no investimento, mas não podemos deixar de lado o bem estar dos mimos que todos nós amamos.
Nesses 30% da regra é bem simples sendo que entra todo o consumo e gasto menos importante para te deixar bem e feliz, e um ponto deve ser salientado nessa categoria que muitos se perdem, não deixe o desejo de imediatismo te fazer extrapolar.
Particularmente como investido esses 30% eu corto dessa regra e utilizo apenas 10% e injeto nos investimentos a fim de fazer meu patrimônio crescer, porém não abro mão de um sorvetinho nos finais de semanas.
Confira 3 mimos dessa categoria a seguir:
- Cinema, shoppings e viagens.
- Compras de roupas e tênis.
- Serviços de TV pagos ou Netflix.
Um ponto que deve ser salientado é você se adequar a sua realidade.
20% para investir
Essa é a parte mais importante que irá te fazer prosperar, separar uma proporção para o investimento é muito importante, sendo que esses investimentos podem ser em renda fixa como a poupança ou até mesmo a renda variável que pode possuir maior instabilidade.
Se está querendo aplicar em renda variável o estudo do ON, PN e UNITS pode te ajudar a realizar determinado investimento variável.
Sendo que é muito importante se atentar a esse projeto financeiro para quitar suas dívidas de empréstimos se possuir, e com as contas no verde é hora de criar uma reserva de energia para caso venha precisar, e fazer o seu colchão financeiro como muitos dizem.
Viu como a aplicação das regras 50 30 e 20 é simples, espero que tenha gostado dessas dicas do Club Financeiro, deixe seu comentário, até a próxima investidor.